O que é a Neuropsicologia

A Neuropsicologia é a ciência multidisciplinar que estuda o comportamento humano através do funcionamento do cérebro, em indivíduos saudáveis e indivíduos com dano cerebral, a Neuropsicologia procura analisar mais concretamente, a atenção, a linguagem, as habilidades motoras, as habilidades visuo-perceptivas, a memória, as emoções e as funções executivas, bem como a sua relação com as estruturas cerebrais que lhes dão suporte.

Se alterarmos o nosso comportamento, alteramos o nosso cérebro; se alterarmos o nosso cérebro, alteramos o nosso comportamento. Da mesma forma que se adicionarmos perseverança e dedicação à equação conseguimos alcançar os nossos objetivos e provocar uma mudança duradoura.

Com base numa entrevista inicial e em instrumentos de avaliação validados, o neuropsicólogo criará o perfil neuropsicológico do indivíduo. relativamente ao seu funcionamento cerebral, colocando em evidência os seus pontos fortes, assim como as funções cognitivas que devem ser trabalhadas.

Após a criação do perfil, é elaborado um plano de reabilitação totalmente orientado ao problema e ao aumento da qualidade de vida dos indivíduos.

A Neuropsicologia é igualmente indicada para pessoas saudáveis que desejem melhorar ou otimizar o seu funcionamento cognitivo.

A intervenção abrange a estimulação e reabilitação de funções cognitivas, bem como a área da prevenção.

A Neuropsyc tem em conta os seguintes conceitos chave que são fundamentais para uma boa prática de reabilitação neuropsicológica:
    • Adaptação do programa ao indivíduo
    • Colaboração entre o paciente, a família e a equipa de intervenção
    • Definição dos objetivos funcionais a alcançar antecipadamente com o paciente e a família
    • Desenvolvimento de programas interdisciplinares
    • Integração da componente emocional nos tratamentos

Saiba mais sobre Avaliação e Reabilitação da NeuroPsyc