Substituir uma dieta rica em gordura na adolescência restaura as alterações neuro-cognitivas em adulto.

Substituir uma dieta rica em gordura na adolescência restaura as alterações neuro-cognitivas em adulto.

Além das doenças metabólicas e cardiovasculares, a obesidade está associada a desfechos cognitivos e emocionais adversos.

A sua crescente prevalência em adolescentes é particularmente alarmante, uma vez que este é um período de maturação contínua na estruturação cerebrais (incluindo hipocampo e amígdala) e para o eixo de stress hipotálamo-hipófise-adrenal (HPA), que é necessário para o processamento cognitivo e emocional.

Recentemente, foi demonstrado que expor um adolescente a uma dieta com alto teor de gordura (HF) conduz a deficiência da função do hipocampo e à função de amígdala através da alteração do eixo HPA ( Boitard et al., 2012 , 2014 , 2015 ). Avaliou-se se os efeitos do consumo adolescente de IC na função cerebral são permanentes ou reversíveis.

Após a exposição do adolescente à HF, mudar para uma dieta de controle padrão restaurou níveis de neurogénese do hipocampo e reatividade do eixo HPA normalizado reforçada, atividade de amígdala e memória de evasão.

Portanto, enquanto o período adolescente é altamente vulnerável aos efeitos nocivos da obesidade induzida por dieta, a exposição adulta a uma dieta padrão parece suficiente para reverter as alterações da função cerebral.

Saber Mais