Terapia da Fala

A Terapia da Fala é a especialidade responsável pela prevenção, avaliação, intervenção e estudo científico das perturbações da comunicação humana. Assim, e visto que a comunicação humana pode ser verbal ou não verbal, o Terapeuta da Fala pode atuar nas seguintes áreas:

Comunicação

A Comunicação, onde a intervenção passa pela adequação e/ou instalação de um sistema aumentativo e/ou alternativo à comunicação. Esta intervenção é importante quando há comprometimento da mesma, tanto ao nível da linguagem oral, como da escrita.

Linguagem

A Linguagem Oral que possibilita a troca de ideias, a expressão de sentimentos, a interação e a aprendizagem. Assim, o Terapeuta da Fala intervém na aquisição ou reabilitação da linguagem oral, avaliando as componentes (Semântica, Morfossintaxe, Fonologia e Pragmática) afetadas, tal como as áreas linguísticas comprometidas.

A Linguagem Escrita, por sua vez, implica uma aprendizagem explícita dos grafemas que convertem a linguagem oral em linguagem escrita. Dessa forma, o Terapeuta da Fala intervém nos casos onde há presença de dificuldades na aprendizagem da leitura e escrita.

Fala

A Fala divide-se em duas subcomponentes, a Articulação Verbal, que consiste na produção oral dos fonemas (sons) e a Fluência, que consiste na capacidade de encadear os sons da fala de uma formal contínua, de forma a produzir um discurso fluente e com um ritmo adequado.

Voz

A Voz é o mecanismo fisiológico que permite a emissão de som durante a fala. O Terapeuta da Fala atua na prevenção da sintomatologia associada à voz, na supressão dos maus usos e abusos vocais e na prática de saúde vocal.

Motricidade Orofacial

A Motricidade Orofacial, que está ligada ao desenvolvimento e reabilitação dos órgãos fonoarticulatórios, região cervical e as respetivas funções estomatognáticas.

Deglutição

Por último, o Terapeuta da Fala atua ao nível da Deglutição, que consiste na capacidade de ingerir os alimentos, atuando na sua reabilitação.

O Terapeuta da Fala avalia e intervém junto de indivíduos de todas as idades, desde a neonatologia até à geriatria e tem como objetivo primordial, a otimização das capacidades de comunicação e/ou deglutição do indivíduo, contribuindo para o aumento da sua qualidade de vida.