
A Neuropsicologia é a ciência multidisciplinar que estuda o comportamento humano através do funcionamento do cérebro, em indivíduos saudáveis e indivíduos com dano cerebral, a Neuropsicologia procura analisar mais concretamente, a atenção, a linguagem, as habilidades motoras, as habilidades visuoperceptivas e visuoconstrutivas, a memória, as emoções e as funções executivas, bem como a sua relação com as estruturas cerebrais que lhes dão suporte.
Se alterarmos o nosso comportamento, alteramos o nosso cérebro; se alterarmos o nosso cérebro, alteramos o nosso comportamento. Da mesma forma que se adicionarmos perseverança e dedicação à equação conseguimos alcançar os nossos objetivos e provocar uma mudança duradoura.
Com base numa entrevista inicial e em instrumentos de avaliação validados, o neuropsicólogo criará o perfil neuropsicológico do indivíduo, onde consta o seu funcionamento cerebral, colocando em evidência os seus pontos fortes, assim como as funções cognitivas que devem ser trabalhadas.
Após a criação do perfil, é elaborado um plano de reabilitação totalmente orientado ao problema e ao aumento da qualidade de vida dos indivíduos.
A Neuropsicologia é igualmente indicada para pessoas saudáveis que desejem melhorar ou otimizar o seu funcionamento cognitivo.
A intervenção abrange a estimulação e reabilitação de funções cognitivas, bem como a área da prevenção.
A Neuropsyc tem em conta os seguintes conceitos chave que são fundamentais para uma boa prática de reabilitação neuropsicológica:
• Adaptação do programa ao indivíduo
• Colaboração entre o paciente, a família e a equipa de intervenção
• Definição dos objetivos funcionais a alcançar antecipadamente com o paciente e a família
• Desenvolvimento de programas interdisciplinares
• Integração da componente emocional nos tratamentos